Forúm Clube Cuba Aventura

Forúm Clube Cuba Aventura -Espaço onde se fala e debate assuntos diversos relacionados com o clube cuba aventura
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Ciclo Peregrinação Cuba-Santiago Compostela

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Maltez

avatar

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/01/2008

MensagemAssunto: Ciclo Peregrinação Cuba-Santiago Compostela   22.06.08 17:38


“Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me então a tua fé sem obras, que eu, pelas minhas obras, te mostrarei a minha fé.” Tg.2-18


Mais um ano, mais uma etapa, mais uma experiência, mais uma aventura.

No primeiro dia, numa extensão de 165Km, ligamos Cuba a Ponte de Sôr.

Foi com grande alegria que neste dia iniciamos uma etapa pelos caminhos de Santiago de Compostela. Esta experiência contou com a participação de 10 elementos do Clube Cuba Aventura.

A viagem decorreu de uma forma harmoniosa, sem grandes sobressaltos, onde sobressaiu o espírito de grupo e inter ajuda. A primeira parte da etapa foi feita até ao Vimieiro, onde paramos para reabastecermos com almoço.

Depois de um breve descanso fizemo-nos novamente à estrada com destino a Ponte de Sôr onde chega-mos por volta das 18:00. Depois de recuperar-mos com um belo banho, dirigimo-nos ao restaurante Olivença, para partilharmos a tão esperada refeição que nos escapou durante as 9 horas de percurso.

Ficamo-nos por aqui, com uns votos de um santo dia e umas santas pedaladas.


Com um abraço amigo, com a Cuba no coração e com todas as nossas famílias e as nossas gentes até às terras Galiza.


Última edição por Maltez em 03.07.08 3:00, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maltez

avatar

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/01/2008

MensagemAssunto: 2º Etapa Ponte de Sôr - Penacova (23 Junho)   23.06.08 17:58




“Meus irmãos, considerai como uma enorme alegria o estardes rodeados de provações de toda a ordem, tendo em conta que a prova a que é submetida a vossa fé produz a constância.” (Tg.1,2-3)

No segundo dia concluímos a etapa entre Ponte de Sôr e Penacova, numa extensão de 170Km. Etapa esta um pouco atribulada no início devido a alguns enganos na escolha do percurso.

Finalizada a primeira parte da etapa, foi tempo de reabastecermos na barragem de Castelo de Bode com um almoço. A segunda parte essa sim foi dolorosa, encontrando um percurso algo agreste e com algumas subidas íngremes propicias da zona geográfica onde andávamos.
Ultrapassadas estas subidas com maior ou menor dificuldade para os atletas, estes já só pensavam em chegar o mais rápido a Penacova. Ainda antes de chegar ao destino e para acabar bem o dia, eis que somos contemplados com mais uma subida á entrada de Penacova. Esta subida veio provocar no pelotão alguma inquietação e movimentação para ver quem chegava em primeiro lugar ao final da etapa. Como o importante não era ver quem chegava em primeiro lugar mas sim que todos chegassem bem, damo-nos por satisfeitos de até á data, a amizade, a entreajuda e o companheirismo reinar em toda a hora e em todo o momento.


Última edição por Maltez em 03.07.08 3:01, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maltez

avatar

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/01/2008

MensagemAssunto: 4º Etapa Ermesinde - Ponte de Lima (25 Junho)   03.07.08 2:35

Existe alguém entre vós que seja sábio e entendido? Mostre, então, pelo seu bom procedimento, que as suas obras estão repassadas da mansidão própria da sabedoria. (Tg 3,13)

A quarta etapa da ciclo peregrinação a Santiago de Compostela foi entre Ermesinde e Ponte de Lima. Esta etapa de 100 Km foi realizada pelos caminhos de Santiago onde todos os ciclo peregrinos desfrutaram de paisagens lindíssimas.

Neste momento todos os ciclo peregrinos se encontram bem, obviamente não podendo esconder o cansaço de quatro dias, mas como nos diz o ditado quem corre por gosto não cansa, nós também não nos cansamos, corremos por gosto na esperança de chegar a Santiago de Compostela levando todas as nossas famílias os nossos filhos os nossos amigos e as saudades que são tantas no nosso coração.


Última edição por Maltez em 03.07.08 3:02, editado 2 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maltez

avatar

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/01/2008

MensagemAssunto: 5º Etapa Ponte de Lima - Redondela (26 Junho/08)   03.07.08 2:40


A constância tem de se exercitar até ao fim, de modo a serdes perfeitos e irrepreensíveis, sem falhar em nada.(Tg. 1,4)

Penúltima etapa. Ponte de Lima - Redondela

No final desta etapa já era possível ver no rosto de cada Ciclo -Peregrino o ar de contentamento e felicidade por ter conseguido chegar até aqui. Depois de tantos dias a pedalar e depois de se ter atravessado Portugal desde o interior até ao litoral e desde o sul até ao norte, numa distância de sensivelmente 700Km, eis que chegamos ao final do dia alegres, satisfeitos e ansiosos pela última etapa que nos levará ao tão desejado objectivo desta Ciclo -Peregrinação que será chegar a Santiago de Compostela.

Mas vamos ao relato deste dia.

Depois de uma noite bem passada na Pousada da Juventude de Ponte de Lima, foi por volta das 7h30m que a malta se levantou para tomar o pequeno-almoço e fazer-se novamente á estrada.

Durante os sensivelmente 90Km percorridos neste dia, já pelos caminhos de Santiago, encontrámos paisagens lindíssimas, localidades típicas da zona geográfica onde nos situávamos e os caminhos de Santiago eram um misto de alcatrão com btt. Esta situação permitia-nos desfrutar de toda a envolvência e do meio onde estávamos inseridos, permitiu-nos brincar entre nós e congratularmo-nos por no dia a seguir estarmos já em Santiago de Compostela, pois este era o nosso grande objectivo.

Chegados a Porrinõ, tivemos de fazer uma paragem numa loja de bicicletas para que o nosso Presidente pudesse trocar as pastilhas de travão da sua bicicleta. Enquanto aguardávamos pela reparação da bicicleta do nosso Presidente, esperamos por este numa esplanada de um café e bebemos umas canhas (imperial). Como a reparação levou algum tempo, as canhas foram-se acumulando e no final já ninguém se queria fazer á estrada. Enfim, depois de muita insistência lá nos fizemos de novo á estrada, mas em vez de irmos ficar em Pontevedra ficamos por Redondela, num Albergue que acolhia os peregrinos dos Caminhos de Santiago. Diga-se que este Albergue era muito acolhedor, pois tinha todas as condições para quem e depois de um longo dia de peregrinação, puder dar o seu duche e descansar numa bela cama.

Chegados a Redondela, foi tempo então do duche e de uma bela refeição num restaurante perto do Albergue. Neste dia a malta teve de se deitar por volta das 22h, pois como estes Albergues acolhem apenas peregrinos esta é a hora do recolher obrigatório.

Mais uma vez, este dia assim como todos os outros foram sempre pautados pela boa disposição, camaradagem e amizade entre todos.

Despedimo-nos por hoje, na certeza de que as saudades dos familiares já são muitas. No entanto levamo-los connosco ao longo de todo este trajecto de modo a que os dêem forças para chegar ao destino.


Última edição por Maltez em 03.07.08 3:03, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maltez

avatar

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/01/2008

MensagemAssunto: Última Etapa Redondela - Santiago Compostela (27 Junho/08)   03.07.08 2:52




"Feliz o homem que resiste à tentação, porque, depois de ter sido provado, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam." (Tg. 1,12)

Última etapa - Redondela - Santiago Compostela

Na graça de DEUS e sempre com as nossas famílias em coração e em pensamento, chegamos ao nosso destino.

Para todos este foi um verdadeiro teste de força, espírito, sacrifício, humildade, companheirismo, amizade e de reconhecimento a todas as nossas capacidades. Se á partida alguns duvidavam da sua capacidade em realizar tal feito em ligar Cuba a Santiago de Compostela por bicicleta, hoje pode dar-se por muito satisfeito e em reconhecer-se a si próprio por tal acto heróico. Dizemos heróico, não por demagogia alguma, mas sim porque e ao fim de tantos dias a pedalar, ausente das nossas famílias, mas principalmente sem nunca vacilar, desmotivar ou desacreditar em nós próprios, conseguimos completar aquilo que inicialmente nos tínhamos proposto. Diga-se de passagem, que e ao chegar a Santiago de Compostela e depois de entrarmos na enorme Praça da Catedral de Santiago, a emoção tocou-nos por termos chegado ali. Demos graças por todos terem tido este acto de coragem, por ninguém se ter aleijado ao longo de todos estes dias, e por todos nós termos revelado apesar das diferentes formas de pensar de cada um, um incrível espírito de amizade, entreajuda, companheirismo e solidariedade. Todos nos estamos de parabéns, pois é nestas alturas que os verdadeiros amigos estão lá, confraternizando no bem e no mal e mostrando a todos o verdadeiro espírito de grupo e deste clube.

Neste dia percorremos sensivelmente 90Km. Estes foram os 90Km mais rápidos de todos estes dias, tal era a ansiedade de chegar e de completar o nosso objectivo. Esta distância foi percorrida sempre com um sorriso no nosso rosto. Sorriso este que demonstrava toda a nossa alegria e contentamento por tal feito. Apesar das dificuldades do dia com a presença de muitas subidas íngremes, nada nos fez tirar o sorriso do rosto. Depois de uma breve paragem em Caldas de Reis, tínhamos já os nossos colegas Rolim e Vítor Fialho á espera para almoçar. Estes dois foram a nossa equipa de resgate que nos iria trazer de volta a casa, são e salvos.

Chegados a Santiago de Compostela por volta das 15h, paramos por breves momentos numa rotunda para uma breve troca de palavras. Aqui demos os parabéns a todos por termos chegado ali, e idealizamos logo a nossa próxima aventura para o ano.

Como referido anteriormente, e ao entrar na enorme praça da Catedral, a emoção tocou-nos. Demos uma volta com as bicicletas por todo o recinto, paramos no meio deste e de frente para a Catedral e tiramos a foto da praxe como que a comprovar a nossa presença ali. Em seguida visitamo-la e todos agradeceram a S. Tiago a ajuda por termos chegado ali e todos pediram um desejo com a mão sobre a concha colocada na sua imagem. Depois de algumas fotos para mais tarde recordar, descansamos um pouco deitados na enorme praça e ainda houve tempo para uma entrevista para uma televisão inglesa.

Em seguida, fomos até um café situado perto da praça, matamos a sede com algumas canhas (imperial) e recolhemos para o tão merecido duche.

Depois de tudo isto, fomos conhecer um pouco mais de Santiago e em seguida fomos jantar.

Após o jantar, foi tempo da malta beber uns copos por Santiago, divertir-se um pouco e demonstrar a todos toda a nossa alegria, cantando as músicas da nossa terra, ou seja, o cantar Alentejano (e foi um sucesso para quem ia a passar e ficava a ouvir).

Em suma, podemos dizer que esta foi uma experiência única na nossa vida e que para sempre nos marcará. A todos os que não puderam participar fica a nossa pena por não terem confraternizado connosco e por não terem vivido todas as experiências ocorridas em cada dia.

Agora é tempo de arrumar as trouxas, descansar esta noite, depurar as canhas, porque amanhã é dia de voltar para casa para perto das nossas famílias pois as saudades já apertam.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
cj
Admin
avatar

Mensagens : 46
Data de inscrição : 09/12/2007

MensagemAssunto: Re: Ciclo Peregrinação Cuba-Santiago Compostela   09.07.08 9:39

Aqui fica um slide do primeiro dia
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://cubaaventura.forum0.net
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Ciclo Peregrinação Cuba-Santiago Compostela   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Ciclo Peregrinação Cuba-Santiago Compostela
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Santiago de Compostela
» Passeio a Santiago de Compostela
» Porto ------ Santiago compostela ???
» Carburador (CUBA INFERIOR)
» Sistema de saúde Cuba vs USA

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forúm Clube Cuba Aventura :: Eventos :: Relatos de pedaladas-
Ir para: