Forúm Clube Cuba Aventura

Forúm Clube Cuba Aventura -Espaço onde se fala e debate assuntos diversos relacionados com o clube cuba aventura
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Rescaldo da Maratona de Idanha-a-Nova/Zarza La Mayor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Maltez

avatar

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/01/2008

MensagemAssunto: Rescaldo da Maratona de Idanha-a-Nova/Zarza La Mayor   11.05.08 17:56



A meio caminho entre Lisboa e Madrid, o Concelho de Idanha-a-Nova não podia estar melhor localizado. Um dos aspectos que não passa despercebido a ninguém é o facto de em Idanha-a-Nova o tradicional e o moderno coabitarem em comum harmonia. O concelho de Idanha é considerado um paraiso para os amantes do desporto, um espaço de horizontes longínquos, onde Portugal e Espanha fluem lado a lado.

Desta vez, apenas dois atletas do Clube Cuba Aventura marcaram presença em mais uma Maratona (David Maltez e Carlos Júlio). Estes atletas, e aproveitando a longa distância existente entre Cuba e Idanha, partiram no Sábado fazendo-se acompanhar das suas esposas e dos seus filhos. Assim, no Sábado estagiaram num excelente Hotel e no Domingo realizaram a maratona. Esta foi uma Maratona diferente de tantas outras e com um carisma mais familiar por parte destes atletas, pois beneficiando da motivação extra de terem as suas familias por perto, realizaram mais um boa prova indo ao encontro do que já vem sendo hábitual este ano. Apesar de ser a primeira vez que o Clube marcou presença numa maratona tão longe, foi notório o reconhecimento por parte de todo o pessoal aos atletas do Clube Cuba Aventura. Em todos os lados que passavam, ouviam palavras de incentivo de " Viva á Cuba". Mais uma vez ficou demonstrado e mercê das inúmeras maratonas em que o Clube Cuba Aventura marca presença de Norte a Sul do Pais, que este Clube e os seus atletas são reconhecidos. Este facto só nos deixam extremamente satisfeitos.

Passando propriamente á maratona, esta tinha um itinerário principal de cerca de 110Km por caminhos e estradas com algumas zonas técnicas. O percurso estendia-se entre Portugal e Espanha e passava pelas seguintes localidades: Idanha-a-Nova, Alcafozes, Toulões, Salvaterra do Extremo, Zarza la Mayor, Segura e Zebreira.

Depois de um breve briefing, deu-se a partida por volta das 9h. Iniciada então a maratona e depois da volta de reconhecimento por Idanha, os atletas efectuam logo uma subida de alcatrão rumo á terra batida. Os atletas de Cuba, mais modestos desta vez na partida controlaram sempre os andamentos e a corrida.

A primeira parte do percurso, ou seja os primeiros 50km até Zarza-la-Mayor, foi efectuado num ritmo agradável mas controlado pois sendo a estreia deste clube neste terreno nenhum dos atletas sabia o que ia encontrar ao longo do percurso. E assim foi, um percurso que se estendia pelo magnifico, com lindas paisagens, um terreno com muita mas muita pedra, 2 passagens por dentro do rio e a passagem de Portugal para a Espanha. Além disto, 2 pontos únicos e o ex-libris desta maratona, ou seja, uma descida vertiginosa com cerca de 3km muito técnica e onde abundavam as pedras e as rochas, nas quais pedia muito esforço dos atletas, pois era notório o desgaste de braços e de mãos no final desta descida, em virtude do estado do terreno irregular, dos fortes impactos nos braços e das constantes travagens o que originava caimbras nas mãos. O outro ponto é na parte final da maratona e já dentro de Idanha-a-Nova. Uma subida com cerca de 1km e com 8% de inclinação, num terreno muito empedrado.

Se a primeira parte do percurso foi feito com alguma cautela, a segunda parte do mesmo foi feito de uma forma mais rápida. Aproveitando a presença de alguns estradões e de algumas subidas com menos pedras e mais propicias a estes atletas, estes aproveitaram, beneficiando e é justo que se diga, do seu excelente momento de forma, para impor os seus ritmos e ganhar mais alguns lugares no cimo da tabela.

De referir ainda, que estes dois atletas fizeram toda a maratona juntos, ajudando-se mutuamente, tendo apenas o atleta David Maltez (e na última subida para Idanha, a tal de empedrado que anteriormente referimos) ganho alguma vantagem em relação ao seu companheiro.

Em suma e como já vem sendo habitual, mais uma maratona em que os atletas do Clube Cuba Aventura souberam impor e elevar o nome do vosso Clube , demonstrando que mesmo sem terrenos para treinar como certos atletas a vontade em se impor ainda faz muito.

Em sensivelmente 340 participantes para a Maratona dos 100Km, o atleta David Maltez cortou a meta na 21º posição cheers e o atleta Carlos Júlio cortou a meta na 24º posição. cheers

Abraços e Boas Pedaladas,
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
cj
Admin
avatar

Mensagens : 46
Data de inscrição : 09/12/2007

MensagemAssunto: Re: Rescaldo da Maratona de Idanha-a-Nova/Zarza La Mayor   12.05.08 3:46

Bem David
Boa descrição de tudo o que se passou, gostaria de realçar que foi um excelente fim-de-semana passado na companhia das nossas famílias, onde era notória a boa disposição de todos.

Como motivo de orgulho passo a citar o David
Clube marcou presença numa maratona tão longe, foi notório o reconhecimento por parte de todo o pessoal aos atletas do Clube Cuba Aventura. Em todos os lados que passavam, ouviam palavras de incentivo de " Viva á Cuba". Mais uma vez ficou demonstrado e mercê das inúmeras maratonas em que o Clube Cuba Aventura marca presença de Norte a Sul do Pais, que este Clube e os seus atletas são reconhecidos. Este facto só nos deixa extremamente satisfeitos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://cubaaventura.forum0.net
jml

avatar

Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/01/2008

MensagemAssunto: Re: Rescaldo da Maratona de Idanha-a-Nova/Zarza La Mayor   12.05.08 16:04

Bem só falta mesmo é mais fotos, estou muito curioso acerca dessa mítica maratona.

Não são todos os que têm coragem de embarcar nessa aventura de irem fazer uma prova tão longe de casa, só mesmo uma grande paixão e uma dose de loucura leva a tal coisa, espero que tenha valido a pena e que tragam boas recordações para casa.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Rescaldo da Maratona de Idanha-a-Nova/Zarza La Mayor   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Rescaldo da Maratona de Idanha-a-Nova/Zarza La Mayor
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Montaria ao javali em Idanha-a-nova
» Elétrica nova...
» NOVA TITAN 150
» Motos terão placas maiores. Nova lei começa a valer em 2012
» Vídeos da Maratona de Tábua

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forúm Clube Cuba Aventura :: Eventos :: Relatos de pedaladas-
Ir para: