Forúm Clube Cuba Aventura

Forúm Clube Cuba Aventura -Espaço onde se fala e debate assuntos diversos relacionados com o clube cuba aventura
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  MembrosMembros  GruposGrupos  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Método de Treino

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Maltez

avatar

Mensagens : 47
Data de inscrição : 03/01/2008

MensagemAssunto: Método de Treino   16.03.08 16:49

Já que ninguem é capaz de divulgar o seu plano de treino, eu deixo aqui um breve resumo do meu. Isto sem qualquer receio da concorrência. (Não vale copiar)


O desenvolvimento da força obtém-se através da aplicação de cargas com várias intensidades, segundo o nosso objectivo: podemos dividir estes métodos de treino em Sub-maximais; Maximais, Reactivos e de "Força de Resistência".

Métodos Sub-máximos
Cargas: entre os 60% e os 90% do máximo, aplicadas em séries (3 a 5) de 6 a 20 repetições. O número de exercícios por sessão ronda os 6 a 10, executados em ritmo lento, com intervalos de 2 a 3 minutos.
Adaptações Principais: musculares, com aumento da força máxima relacionado com a hipertrofia muscular. Habitualmente com manutenção da taxa de produção de força.
Cria bases para o futuro.

Métodos Máximos
Cargas: entre os 85 e 100% do máx. aplicadas em séries (3 a 5) de 1 a 5 repetições.
O número de exercícios por sessão está entre 2 e 7, executados de forma explosiva, com intervalos de recuperação de 5'.
Adaptações principais: Nervosas (% e frequência de recrutamento das Unidades Motoras); obtém-se aumento da taxa de produção de força, praticamente sem Hipertrofia muscular.

Através da conjugação dos dois métodos acima, obtém-se um Método Misto, com vantagens em certas modalidades, pelo equilíbrio de ganhos de força máxima e força relativa.

Métodos Reactivos (ou Pliométricos)
Cargas: habitualmente sem cargas adicionais, com séries (3 a 5) de 10 a 30 repetições.
Os exercícios são executados de forma explosiva, aproveitando o ciclo muscular de alongamento-encurtamento, com recuperação de 5'.
Adaptações principais: Neuro-musculares – potenciação reflexa e diminuição do déficit de força, devido à contracção excêntrica.

Os métodos reactivos aproveitam o facto de se poder obter contracções musculares mais elevadas em contracções excêntricas, devido aos reflexos neuromusculares que permitem o recrutamento de mais unidades motoras. Os exercícios utilizados consistem em movimentos de "recepção / impulsão", vulgarmente conhecidos por "multi-saltos".

Métodos da Força de Resistência
Cargas: entre os 20 e os 60% do máx. aplicadas em séries (3 a 6) de 10 a 30 repetições.
O número de exercícios por sessão ronda os 10 a 12, executados de forma rápida, com intervalos de recuperação de 30" a 90".
Adaptações principais: bioquímicas, aumentando as reservas energéticas musculares e estimulando as estruturas celulares envolvidas no processos energéticos, praticamente sem hipertrofia muscular.

A força em Regime de Resistência treina-se no "outro extremo da tabela": com cargas pouco intensas e um elevado número de repetições. Este tipo de treino também não provoca aumentos significativos da massa muscular, mas sim as adaptações locais que permitem o prolongamento do esforço por períodos de tempo dilatados (adaptações ao nível da célula muscular e tecidos envolventes como os capilares sanguíneos, etc).

O treino da força em regime de resistência devia ser o ponto de partida de todos os escaladores, dado que é normalmente o factor limitante inicial e que o seu treino comporta menores riscos, constituindo uma boa base para o posterior treino de "potência".

Organização das sessões de treino
No treino da força, para além de uma cuidadosa fase de aquecimento e de uma fase final de estiramentos e relaxamento, devemos organizar a sequência de exercícios de forma a optimizar o rendimento de cada um. Assim, o treino pode ser organizado de várias formas, por exemplo:

Treino em circuito – consiste numa sequência de exercícios, normalmente organizados de forma a que se solicitem diferentes grupos musculares, de exercício para exercício, rentabilizando o tempo de recuperação de um determinado grupo muscular com um exercício que solicita outro grupo muscular.
Treino em Pirâmide - a aplicação de cargas crescentes, diminuindo simultaneamente o número de repetições, até ao meio do treino, momento em que se inicia a diminuição das cargas e o aumento das repetições até final do treino.

Quantificação da Carga de treino
No trabalho de força, é habitual avaliar-se o volume em kg (por ex.: totais levantados). No caso específico da escalada, podemos falar também de número de presas agarradas ou tempo de suspensão. Em relação à Intensidade, a caracterização pode ser feita em % (do máximo conseguido), ou em Repetições Máximas (RM). Neste último caso, 1RM significa um exercício realizado com uma carga tal que só é possível uma repetição (2RM significa uma carga que permite 2 repetições e assim sucessivamente).

O quadro abaixo resume os métodos de treino, intensidades, repetições e efeitos esperados que eu utilizo.

Intensidade das Cargas de Treino e Adaptações Esperadas
Nº de
Rep.Máx
(RM) % da
Carga
Máxima Principais efeitos do Treino
1 a 5 100

86
Aumento da Taxa de Produção de Força
Melhoria da Activação Nervosa
Hipertrofia Insignificante


6 a 8 85
79
Equilíbrio entre Adaptação Nervosa e Hipertrofia


9 a 12 78

70
Aumento da Força Máxima
Hipertrofia Muscular


>12 <70
Melhoria da Resistência
Adaptações Bioquímicas Locais
Hipertrofia reduzida (ou insignificante)

No final e depois do treino nada melhor do que para retemperar as forças. lol!

NÃO VALE COPIAR.


Última edição por Maltez em 16.03.08 17:05, editado 4 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
cj
Admin
avatar

Mensagens : 46
Data de inscrição : 09/12/2007

MensagemAssunto: Re: Método de Treino   16.03.08 16:59

Bom tópico

É de louvar

Exemplo que todos nós deveríamos de seguir.

Brevemente darei noticias
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://cubaaventura.forum0.net
strong25

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 04/01/2008

MensagemAssunto: Re: Método de Treino   17.03.08 9:00

pois eu digo : podem copiar o meu metodo de treinosexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,sexo,durante 25 dias seguidos,5 dias de descanso,aproveitando para dar umas voltas de bike.
PS:se quiserem tambem podem fazer o treino sem descanso.
bebam muita agua para nao desidratarem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Método de Treino   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Método de Treino
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» SOM USANDO TODO O PORTA MALA C/ TAMPAO ORIGINAL
» Mais um treino no Autódromo de Goiânia-Fotos 25-05-09
» Campos de treino
» Campo de treino- AJUDA
» Ventoinha ligada o tempo todo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Forúm Clube Cuba Aventura :: Competição/Lazer :: treino e Saúde-
Ir para: